Correias Industriais: Conheça os principais tipos e aplicações
Confira os principais tipos de correias encontradas nos equipamentos de toda indústria.
Quando falamos de correias industriais encontramos uma grande variedade no mercado.
São componentes de extrema importância para o funcionamento de diversas máquinas.
Dessa maneira, caso você não use um material que seja de confiança, serão grandes as chances de que você tenha prejuízos enormes!
As correias são responsáveis por transferir força e movimento de um ponto até outro e são produzidas nos mais diversos formatos e materiais.
Por isso, para que você não tenha problemas com acidentes e manutenções excessivas, é preciso contar com correias que sejam de qualidade.
Elas devem oferecer boa flexibilidade e resistência, para garantir que suas máquinas continuem operando com perfeição!
Há muitos tipos de correias disponíveis no mercado. Conheça a seguir os principais tipos e quais são as suas características.
Tipos de correias industriais
Elas possuem funções e tecnologias diferentes. Dessa forma, é importante que você saiba muito bem qual é o modelo mais indicado para o seu projeto ou necessidade.
Em V ou Trapezoidal: são as correias mais utilizadas na indústria. Justamente pelo seu alto desempenho, redução de ruídos e pela sua capacidade de adaptação a diversos setores nas mais exigidas condições de trabalho com baixo custo para manutenção.
Poly V: apresenta ranhuras ou “nervuras” ao longo do comprimento da correia, são utilizadas principalmente em motores de alto desempenho, muitos deles da linha automotiva leve e pesada. Foi projetada para distribuir a carga de acionamento igualmente em toda a largura da polia.
Correias Planas: desenvolvidas com foco no alto desempenho, pensada para trabalhos em usinas, indústrias e metalúrgicas. Essas correias são fabricadas em borracha poliuretano e/ou ouro e apresentam características antiestática, alta resistência à tração, além de possuir uma superfície homogênea, emendas vulcanizadas e alta resistência à umidade.
Correias Sincronizadas
Como é o funcionamento da correia sincronizada?
A transmissão de torque ou potência por correia sincronizada é feita de modo que os dentes da correia não saltem dos canais da polia dentada. Ela não usa atrito, como uma Correia Micro V, por exemplo, o encaixe com as ranhuras da polia deve ser perfeito.
Logo, o perfil dos dentes da correia deve ser especialmente projetado para um encaixe preciso nas ranhuras da polia sincronizadora.
Outro fator importante para o acionamento de uma correia sincronizada é a folga na montagem. Sendo necessário uma pré-carga mínima de tensionamento evitando que os dentes saltem no momento da partida ou quando a transmissão é interrompida.
Quando usar uma correia sincronizada?
A correia sincronizada é indicada quando se precisa de sincronia de tempo e distância.
Como resultado, tem-se o funcionamento preciso.
Como medir uma correia sincronizadora?
Uma correia sincronizadora pode ser dimensionada das seguintes formas:
1. Contando-se o número de dentes;
2. Medindo-se a largura da correia;
3. Calculando o comprimento com base na circunferência da correia (de preferência com uma fita);
4. E medido o passo da correia (medida do centro de um dente até o outro).
Uma dica sobre correia de transmissão padronizada nos sistemas DIN ou ISSO.
Todas devem ser marcadas na sua lateral com o nome do fabricante ou marca, país de origem e código de comprimento ou sua referência padronizada.
Não receba sua correia dentada ou sincronizada sem as informações acima.
Principalmente se ela apresentar sinais de que o código foi raspado. Ou seja, deixando a correia sem identificação.
Vantagens da correia sincronizada?
Embora aplicações de correias dentadas, associadas a polias recortadas (em semelhança com engrenagens) já fossem conhecidas, seu uso ganhou impulso nas décadas de 1.960 e 1.970.
Com o advento de motores a explosão com comando de válvulas no cabeçote: o problema de sincronizar o virabrequim com as válvulas foi resolvido inicialmente pelo uso de correntes.
Contudo, foram criadas as correias sincronizadas. Mais leves, silenciosas, estáveis, menos sujeitas ao desgaste. Além disso, asseguram menos folgas mecânicas.
Portanto, possuem um resultado preciso de ajuste entre a correia e polia – famoso sincronismo.
Outro ponto importante é que as correias sincronizadas caracterizam-se pela facilidade de montagem, remoção e substituição. Ou seja, menores custos de manutenção.
Aplicações das correias sincronizadas
As correias sincronizadas são utilizadas na indústria farmacêutica, indústria de embalagens, químicas, alimentícias, metalúrgicas, madeireiras, moveleiras, indústria automotiva, e em vários outros setores onde é necessário precisão entre movimentação de motores com distância e tempo.
Compre suas correias na Tratoraço
Há 27 anos no mercado, na Tratoraço você encontra uma enorme diversidade de correias para vários tipos de aplicações. Com um dos maiores portfólios de correias do Brasil, oferecemos a linha MCBelt, com a qualidade e produção da Tratoraço.
Elas são construídas em borracha com alto conteúdo em fibras dando-lhe rigidez e flexibilidade adequada para sua aplicação, garantindo uma alta capacidade de carga e longa vida útil.
São apropriadas para todos os motores industriais de velocidade variável, polia aberta com grande variedade de velocidade ou blindados.
Para garantir que você ou sua empresa escolham o melhor tipo de correia industrial do mercado, basta entrar em contato conosco! Nossos especialistas estarão à disposição para tirar todas as suas dúvidas e oferecer as melhores soluções!
Clique aqui e confira toda a linha de correias Tratoraço McBelt.